Saiba também:

Fique Tranquilo

Sua empresa recebeu a visita de uma fiscalização? Não se preocupe, veja abaixo como proceder:

Em primeiro lugar, peça para verificar sua credencial. Existem muitos falsos fiscais pela cidade, iludindo empresários incautos. Você está no seu direito.


Ofereça livre acesso para ele, seja para dependências da empresa, seja para documentos. Você não pode se opor à uma fiscalização, pois o auditor fiscal tem poder de polícia.

O auditor fiscal não ganha nada prejudicando a sua empresa, este não é o intuito dele. Na maioria das vezes, ele irá lhe recomendar como proceder corretamente.

Ele irá pedir apresentação de documentos. Diga-lhe que sua contabilidade é externa e peça-lhe tempo para acionar seu contador e providenciar a documentação. Ele então lhe dará alguns dias.

Tenha sempre à mão o livro de Termos de Ocorrência e o de Fiscalização do Trabalho. O fiscal anotará neles os documentos que irá querer apresentados, ou num documento à parte.

Entre em contato com a Plancon e informe o que aconteceu. Vamos lhe orientar sobre quais documentos já estão na empresa e quais podemos reemiti-los para apresentação.
O fiscal pode entrar na empresa, verificar documentos e até mesmo abrir gavetas, mas não pode levar documentos originais embora.
Todos eles possuem nível superior, amplo conhecimento de leis e de contabilidade.
Não ofereça dinheiro nem mercadorias ao auditor fiscal, pois isto é crime de suborno, com 2 a 12 anos de reclusão.
Visita de Auditor Fiscal