mmmmm
Veja Também:
"Posso Enviar o Certificado Digital?"
O Certificado Digital e os Contabilistas
Esta é uma das perguntas mais frequentes que o profissional contábil ouve quando o assunto são as famosas - ou infames - procurações digitais que o cliente deve fazer.
Isso porque o certificado digital se comporta de diferentes maneiras em cada máquina. O sistema operacional e suas atualizações , aliado aos diferentes tipos de navegadores, versões do JAVA, programas instalados e um sem fim de configurações contribui para que cada máquina seja um universo em si, diferente das demais.
Neste momento o cliente se volta para o contador, querendo que este assuma a responsabilidade por fazer algo que o Governo ( Receita Federal, Caixa Econômica, Previdência Social, etc ) incumbiu ao empresário - e não ao contador.
O contador entende de contabilidade, não de informática! Nesse assunto, somos apenas usuários, assim como a maioria dos clientes.
Além disso, o certificado digital é personalíssimo, como se fosse o RG da sua empresa. Se você não tem o costume de enviar seu RG original para terceiros, deve fazer o mesmo com o certificado digital de sua empresa! Ele nunca deveria sair de sua posse, nem do âmbito de sua empresa. Caindo em mãos erradas, muito estrago pode ser feito, por isso, cuidado.
Recomendamos que, se mesmo seguindo nossas instruções - veja box ao lado - você não obtiver sucesso em outorgar as procurações que precisamos, que consulte o técnico de informática de sua confiança para cuidar disso.
Quando o cliente nos envia seu certificado digital para outorgar uma procuração, somos obrigados a repassar esta incumbência para um técnico de informática, cujos honorários serão repassados para o cliente.